Pesquisar

segunda-feira, 6 de abril de 2015

Podcast Guia Basico

Podcast Guia Basico

Leo Lopes
resenha por Diogo Besson



Se você sempre quis perguntar alguma coisa pra um podcaster, mas ficou com vergonha, agora não precisa mais. Já saiu um Guia Basico do Podcast para ter em mãos.


ficha:
ISBN: 9788566293319
Nº de páginas: 128
Editora: Marsupial
Autor: Leo Lopes (Leo Lopes no Twitter / Radiofobia)
Ano: 2015
Disponível em eBook? Sim (Podcast Guia Basico Ebook Kindle Edition)


Como o nome já diz, Podcast Guia Basico é uma referência básica pra quem gosta de podcast e quer evoluir na prática dessa ideia. Além de narrar um pouco de história e ensinar os conceitos básicos, ele mostra como evoluir seu caráter de entusiasmado pelo podcast para se tornar um verdadeiro entusiasta (e praticante obstinado) dessa mídia, produzindo, editando e publicando o seu próprio podcast.




fonte: twitter

O Leo Lopes é um cara muito animado e você não consegue não gostar dele após ouvir suas séries de podcasts (Radiofobia, RadioFobia Classics, Alô Ténica e etc...). Posso dizer, após ter acabado de ler Podcast Guia Basico, que o texto escrito lá é a cópia fiel da sua personalidade. Quase posso ouvir ele falando enquanto estou lendo! Totalmente "felomenal".

fonte: http://radiofobia.com.br/images/radiofobia_Ed_Palhares.jpg


O livro tem um projeto gráfico até que bem simples, mas altamente incrementado pelas ilustrações internas (prometo colocar aqui um link para o contato do ilustrador, em breve) que segmentam e identificam os diferentes capítulos, homenageando os mais famosos podcasters da atualidade. É como se cada capítulo fosse separado por uma "vírgula (sonora) técnica", seguindo a própria linguagem da mídia que se tenta explicar durante o andamento da obra.

É muito bem acabado, ilustrado, revisado e editado, intercalando os textos com outras ilustrações e print screens de situações reais com os mais diferentes softwares de edição de audio , websites e timelines relacionados à produção dos podcasts. 

Como crítica (espero que construtiva), achei o valor de capa muito além da quantidade de conteúdo oferecido, mas acredito que, para um livro de entrada do autor, e pela qualidade das informações ali prestadas, ele seja mais que justo. Senti falta, também, de algumas referências mais acadêmicas sobre linguagem sonora. O livro trás informações técnicas interessantíssimas sobre formato de áudio, compressão, feed rss, hospedagem, direitos autorais, etc, mas poderia ter mais alguma coisa de roteiro, ritmo, diferenças de formatos, efeitos e sonoplastia.  Talvez até um glossário para leitores leigos, o que pode ser facilmente acoplado em uma edição futura.

fonte: http://www.empreendedorescriativos.com.br/wp-content/uploads/2014/10/Leo-Lopes-2.jpg

fonte: http://radiofobia.com.br/wp-content/uploads/Slider-2.jpg

Além de ser estudioso em Nihongo, empresário, radialista, palestrante, educador, idealizador e produtor de vários podcasts, o autor também é autoridade no assunto das novas mídias. Conhecido na podosfera pelos seus trabalhos de edição dos programas Nerdcast, do portal Jovem Nerd. e pelos cursos de produção e edição de podcasts (online e presenciais em vários cantos do Brasil), não consigo imaginar outra pessoa além do Leo Lopes para escrever esse livro.

Eu realmente gostei muito da disposição do conteúdo e da forma como o livro é acessível tanto para radialistas, como para leigos. 

Parabenizo imensamente o autor e a Marsupial pelo belo trabalho, ficando no aguardo do desenvolvimento de um livro Podcast, Guia Intermediário e outro Podcast, Guia Avançado. O nicho é pouco explorado, tem conteúdo de sobra pra oferecer e uma demanda gigante de profissionalização da área.

Outros Links:


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo contato. Responderei assim que possível.