Pesquisar

sexta-feira, 20 de março de 2015

Naturismo. Um estilo de vida transformador

Naturismo. Um estilo de vida transformador

Evandro Telles

resenha por Diogo Besson


Uma compilação de artigos e outros textos sobre naturismo. Tudo o que você sempre quis saber sobre nudismo/naturismo e tinha vergonha de perguntar.


ficha:
ISBN: 9788586237034
Nº de páginas: 249
Editora: independente
Gráfica: Espírito Santo
Autor: Evandro Telles
Ano: 2013
Preview em Português do Brasil :: pt_BR :: (50 páginas)


fonte: http://http://www.lojanaturista.com.br/product_images/q/386/A07__57916_zoom.jpg

     Já sentiu vontade de tomar banho de mar sem roupa? E de andar por aí dentro das vestes como viemos ao mundo? Pode parar... Isso tudo é alguma coisa, mas nem só disso se compõe o nudismo (ou naturismo). Naturismo. Um estilo de vida transformador, é uma coletânea de artigos e outros textos, compilado pelo pesquisador Evandro Telles, com a colaboração de diversos outros adeptos desse estilo de vida.



"Naturism is a way of life in harmony with nature, expressed through social nudity, linked to self-respect, tolerance of differing views together with respect for the environment".
“O Naturismo é uma forma de vida em harmonia com a natureza, caracterizada pela prática da nudez social (ou coletiva), no propósito de favorecer o respeito por si mesmo, o respeito pelos outros e pelo meio ambiente.”

     Adquiri esse livro na Praia do Pinho, um lugar fantástico, semi paradisíaco, onde todo mundo circula completamente nu. No começo pensei que se tratava de um manual de doutrinação, mas depois fui pegando o espírito da coisa, aceitando os conteúdos como artigos soltos, e fui relaxando, mais ou menos como acontece com a primeira experiência dentro de uma comunidade nudista.

fonte: http://vejanomapa.net.br/wp-content/uploads/2012/05/Pinho-2.jpg


     Evandro Telles mostrou ser não apenas um adepto, mas também um defensor e divulgador (não confunda divulgador com evangelizador, pois esse livro não te impõe nada como uma verdade a ser seguida) da filosofia naturista.

fonte: http://portal.macamp.com.br/arquivos/portalX/arquivos/376/imagens/600__PINHO_AC11.jpg


     O livro tem alguns pontos fracos, como a repetição insistente de uma mesma ideia, que te leva a reler e reler e reler... a mesma coisa, porém entre uma reprise e outra, você conhece a definição de naturismo, a relação entre naturismo e nudismo, a emoção de estar vivenciando uma experiência naturista, os fatos que mostram o que é e o que não é o exercício naturista, a história do naturismo, as relações políticas que permeiam a filosofia e a prática (inclusive internacional) naturista.



O livro é fantástico, tem um projeto gráfico bacana, ilustrações/fotografias coloridas, folhas são grossas como sulfite, deixando ele bem pesado, mas dando à obra uma durabilidade física fora do comum (o meu tem 3 anos de idade e não apresentou nenhum sinal de amarelamento).

     Acontece que a diagramação e revisão são péssimas. O livro tem muitos erros de português, de concordância, de gramática, etc... Fora linhas órfãs e viúvas, cujo controle foi completamente ignorado na versão final. De verdade, é uma pena. Se eu pudesse dar uma dica para o autor/compilador desse livro, diria a ele que invista mais no processo de edição nas próximas impressões.

     Recomendo esse livro a todos que querem saber mais sobre o estilo de vida naturista. É uma bela compilação.




fonte das imagens acima:https://media-cdn.tripadvisor.com/media/photo-s/04/51/0e/c8/praia-do-pinho.jpg e https://media-cdn.tripadvisor.com/media/photo-s/04/51/0e/d9/praia-do-pinho.jpg


Outros links sobre naturismo / nudismo







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo contato. Responderei assim que possível.